terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Brasil fica em 4º em ranking que, infelizmente, não conta com os 3 primeiros colocados...

Entre 57 países avaliados, o Brasil aparece em quarto lugar na edição deste ano do Índice de Proteção Climática divulgado ontem, em Berlim, por dois grupos de pressão europeus. Suécia, Reino Unido e Alemanha completam o "G-7" da Proteção Climática.

Os dois grupos de pressão (Rede de Ação Climática e a Germanwatch) analisam anualmente 57 países responsáveis por 90% das emissões globais de dióxido e avaliam seus esforços no combate à poluição. O índice se baseia em três fatores: as emissões atuais de gás carbônico, a comparação com os anos anteriores e os esforços políticos e regulatórios tendo em vista a proteção ambiental.

O curioso é que AS TRÊS PRIMEIRAS COLOCAÇÕES DO RANKING, SIMPLESMENTE FICARAM VAGAS ESTE ANO, a exemplo do que ocorreu no ano de 2008, "porque, mais uma vez, nenhum país tomou o caminho de evitar perigosas mudanças climáticas".

A China e os Estados Unidos são os dois maiores emissores de poluentes do mundo, e ficaram, respectivamente, nas 52ª e 53ª colocações. Entretanto, "o início de uma reavaliação da política climática" pelo presidente norte-americano, Barack Obama, foi elogiado. No ano passado, os EUA ficaram no 58º lugar.

As piores posições do ranking são ocupadas por Austrália, Casaquistão, Canadá e Arábia Saudita. Segundo os autores do índice, esses quatro países têm em comum a alta emissão de poluentes e a ausência de mudanças em suas políticas de preservação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário